domingo, 17 de novembro de 2013

Festas em Piacatuba: São Sebastião, Santa Cruz Queimada, das Charretes

No decorrer do ano, Piacatuba é bem festiva. No dia 20 de janeiro comemora-se o dia de São Sebastião, padroeiro do município de Leopoldina, no qual pertence o distrito de Piacatuba. Nesse dia acontece a Celebração Eucarística, leilões de animais doados pelos moradores do distrito e a procissão com a imagem de São Sebastião.







No mês de maio acontece a festa da Santa Cruz Queimada, que se inicia no dia 01 e encerra no dia 03 de maio. Durante esses dias acontecem missas, terços diários, leilões e a festa da Charrete. No dia 03 de maio, a comunidade de Piacatuba, em um momento de fé e cultura acontece a Festa da Santa Cruz Queimada. Esse dia, é o único em que a Santa Cruz Queimada é tirada da torre, local onde Ela fica guardada e se encontra na Praça Santa Cruz, Centro. O povo de Piacatuba e arredores tem muita devoção e fé pela santa Cruz Queimada.

A Cruz Queimada é a origem de Piacatuba – No dia 23 de agosto de 1844, cumprindo uma promessa feita a Nossa Senhora da Piedade, o Capitão Domingos de Oliveira Alves doou uma porção de terras onde deveria ser instalada uma povoação que receberia o nome daquela padroeira. Para demarcar a área ele mandou erguer uma cruz de madeira-de-lei – tapinoã.
Entretanto, outro fazendeiro reivindicava a posse daquela terra. Gerou-se, então, o conflito que deu origem ao conhecido episódio da CRUZ QUEIMADA que, de acordo com a crônica oral popular, teria sido profanada. Mas a cruz teria resistido às escavações, aos machados e ao fogo e vem sendo cultuada através das gerações.
Símbolo maior do cristianismo, a Cruz foi atacada, rudemente, quando interesses mesquinhos fizeram um homem atear fogo ao Santo Cruzeiro, erguido para representar a fé e a religiosidade de um humilde fazendeiro. 



A Cruz de N. Sra. da Piedade resistiu às chamas e, hoje, cognominada Cruz Queimada de Piacatuba, atrai milhares de devotos e peregrinos que vão render-lhe homenagens e pedir-lhe proteção, além de agradecer-lhe as graças alcançadas. A Festa da Santa Cruz Queimada ocorre, anualmente, desde 1928, no dia 3 de maio. Onde acontecem missas diante do cruzeiro, procissão e leilões.






Durante a semana que antecipa a festa da Santa Cruz Queimada, do dia 1º a 3 de maio, acontece a festa das Charretes, onde crianças, representandos vários santos, são vestidas caracterizadas, para desfilar em charretes pelas ruas de Piacatuba.






Nenhum comentário:

Postar um comentário